História

Em Julho de 1980 um grupo de amigos decidiu formar, na freguesia de Celeirós, em Braga, uma associação que, para além da prática desportiva, pudesse também promover actividades de ordem recreativa e cultural. Nascia, assim, a Associação Cultural  Recreativa e Desportiva Malmequeres.
Os seus primeiros presidentes foram Domingos Ferreira Pereira (Direcção), José Jesus Silva (Conselho Fiscal) e António da Costa Oliveira (Assembleia Geral).
Em 1981, é promovido um concurso para a escolha do emblema do clube, surgem seis concorrentes, tendo a direcção do clube optado, por unanimidade, por aquele que é o actual emblema.
Em 1990, o clube passa a ter uma sede, situada no Café Maia, que, embora não fosse própria, funcionava como uma segunda casa de muitos dos associados.
Em 1992 é decidido formar uma equipa de atletismo para participar em provas que se realizaram em Merelim e Ruílhe. A duração desta equipa de atletismo foi efémera, mas deu para perceber a tentativa de criar algum ecletismo na associação.

No futebol, iam-se fazendo alguns jogos e participava-se em alguns torneios, nomeadamente o campeonato satélite do clube de Celeirós. Todavia, a direcção da associação acabaria por decidir deixar de o fazer em 1992. O campo que era utilizado para os jogos da associação era o de Celeirós, porém, em 1993, o palco escolhido passa a ser o campo de jogos de Aveleda para, em 1994, se proceder ao aluguer do campo de Santana do Vimieiro. Posteriormente, a equipa de futebol passa a ter como palco de jogos o campo de Ruílhe e actualmente, quando actua como visitado, joga no campo do Tadim.
Em 1997, através do dirigente José Cândido Ferreira da Cruz, começa a existir uma aproximação ao Boavista FC. Nesse ano o vice-presidente axadrezado Manuel Maio esteve presente no lançamento dos novos equipamentos desportivos da Associação Malmequeres. Esta aproximação viria a ter como desenlace a filiação, em 4 de Julho de 1999, no Boavista FC, constituindo-se a Associação Malmequeres como a filial número 5 do clube portuense.
Nesse ano, cria-se uma nova modalidade na associação. A equipa de petanca nasce, mas também tem vida curta, pois a maior parte dos clubes eram do sul do país (aliás a sede da federação desta modalidade é, actualmente, no Algarve) e os custos eram muito grandes.

Também em 1997 a Associação Malmequeres inscreve-se no INATEL, mas só no ano seguinte decide entrar no respectivo campeonato de futebol, tendo lá permanecido até à época 2009/2010. Na temporada 2010/2011 foi decidido entrar no campeonato de futebol amador do Vale do Cávado.
Nos finais do século XX, a associação chegou a ter uma equipa de futebol juvenil que particpou nos campeonatos da Associação Futebol de Braga, mas os custos inerentes à constituição desta equipa acabou, infelizmente, por levar à sua extinção.

Nota: Imagens de algumas equipas da Associação Malmequeres