Em Julho de 1980 um grupo de amigos decidiu formar, na freguesia de Celeirós, em Braga, uma associação que, para além da prática desportiva, pudesse também promover actividades de ordem recreativa e cultural. Nascia, assim, a Associação Cultural Recreativa e Desportiva Malmequeres.
Os seus primeiros presidentes foram Domingos Ferreira Pereira (Direcção), José Jesus Silva (Conselho Fiscal) e António da Costa Oliveira (Assembleia Geral).
Em 1981, é promovido um concurso para a escolha do emblema do clube, surgem seis concorrentes, tendo a direcção do clube optado, por unanimidade, por aquele que é o actual emblema.
Em 1990, o clube passa a ter uma sede, situada no Café Maia, que, embora não fosse própria, funcionava como uma segunda casa de muitos dos associados.
Em 1992 é decidido formar uma equipa de atletismo para participar em provas que se realizaram em Merelim e Ruílhe. A duração desta equipa de atletismo foi efémera, mas deu para perceber a tentativa de criar algum ecletismo na associação.
No futebol, iam-se fazendo alguns jogos e participava-se em alguns torneios, nomeadamente o campeonato satélite do clube de Celeirós. Todavia, a direcção da associação acabaria por decidir deixar de o fazer em 1992. O campo que era utilizado para os jogos da associação era o de Celeirós, porém, em 1993, o palco escolhido passa a ser o campo de jogos de Aveleda para, em 1994, se proceder ao aluguer do campo de Santana do Vimieiro. Posteriormente, a equipa de futebol passa a ter como palco de jogos o campo de Ruílhe e actualmente, quando actua como visitado, joga no campo do Tadim.
Em 1997, através do dirigente José Cândido Ferreira da Cruz, começa a existir uma aproximação ao Boavista FC. Nesse ano o vice-presidente axadrezado Manuel Maio esteve presente no lançamento dos novos equipamentos desportivos da Associação Malmequeres. Esta aproximação viria a ter como desenlace a filiação, em 4 de Julho de 1999, no Boavista FC, constituindo-se a Associação Malmequeres como a filial número 5 do clube portuense.
Nesse ano, cria-se uma nova modalidade na associação. A equipa de petanca nasce, mas também tem vida curta, pois a maior parte dos clubes eram do sul do país (aliás a sede da federação desta modalidade é, actualmente, no Algarve) e os custos eram muito grandes.
Também em 1997 a Associação Malmequeres inscreve-se no INATEL, mas só no ano seguinte decide entrar no respectivo campeonato de futebol, tendo lá permanecido até à época 2009/2010. Na temporada 2010/2011 foi decidido entrar no campeonato de futebol amador do Vale do Cávado.
Nos finais do século XX, a associação chegou a ter uma equipa de futebol juvenil que particpou nos campeonatos da Associação Futebol de Braga, mas os custos inerentes à constituição desta equipa acabou, infelizmente, por levar à sua extinção.
Nota: Imagens de algumas equipas da Associação Malmequeres